sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Marat Sade - Teatro da Reitoria.



Amanhã é dia de assistir o "Marat Sade" do meu ex professor Jul Leardini. Grande figura com suas peças de teatro. Uma ligação muito boa com bons atores profissionais de Curitiba e assim um belo trabalho no palco. Fora as óperas que ele costuma fazer que não fui assistir. Professor formado em filosofia.
Foi meu professor de dramaturgia no antigo Sir Laboratório ArtCine. Ele, e o Valêncio Xavier como professor de roteiros. Eu estava bem de professor, com ilha Quantel da época e aulas com câmeras de película, que sorte em? E como pano de fundo rolando o filme "Oriundi" com muitas das internas no Sir Laboratório. Bons tempos. Uma hora desta vou passar para uma mídia um filme da Lala Scneider em 16mm inédito que rodamos. Tenho uma preguiça danada. Mas uma hora me animo.

Lembro do Valêncio com sua mania de fumar. As cadeiras do anfiteatro que era nossas aulas toda carpetada e as paredes de madeira própria para som. Para se chegar a mesa dele é como no teatro da reitoria que tinha de descer degraus e ele ficava lá embaixo. Com o detalhe que pela sofisticação do espaço de um anfiteatro pequeno e intimistas que não comportava um fumante. É claro que os dois estúdios de gravação cabiam uns dois boeings dentro. Exagerado não? E ele era o rebelde, fumava. Não estou vendo isto como um lado negativo e sim vendo que ele tinha suas características, e na época todo mundo era uma chaminé. Gostava de falar do Inri Cristo e do filme Pixote que ele tinha participação no texto. Foram tempos do Mez da Gripe que ele autografou e tempos depois tive que vender por falta de dinheiro.

Já vivi alguns momentos. Uma hora desta falo como foi minha morada no Rio na casa do Carlos Manga, já adiantando que no meu quarto tinha uma moviola com o tamanho de umas 3 normais.
Passei por coisas inusitadas, como a Suzana Amaral rodando o filme "Uma vida em segredo". Será que a vida me reserva alguns estimulantes como estes, ainda?
Noite do desabafo ou sei lá o que é isto.

Teatro da Reitoria 20h00.