Uma das condições de pelo menos 20 anos não ter carros é o olhar que tenho sobre a instituição que administra as veias do sistema de transporte. E isto começou com um dia sendo multado por parar diante de um pequeno rebaixamento que antes fazia sentido para a entrada de um portão. Só que o portão foi fechado com um muro e o declive na calçada já não fazia sentido. O guarda que me multou disse que era só entrar com recurso e a multa perderia efeito já com a multa feita não poderia voltar atrás. Mas o que aconteceu foi ainda mais absurdo quando numa audiência que existia na época o superior no Detran zombou da minha iniciativa e acabei pagando a multa e ainda sendo ridicularizado.
![]() |
Metrô da cidade de Salvador - Bahia. |
No dia 29 de outubro de 2014 o repórter da Rede Globo entrou em contradição com sua matéria no jornal no sentido de alertar sobre a quantidade de reprovações daqueles que querem a carteira de motorista, com outra repórter fazendo link no jornal na externa no Detran informou que eles não estavam vendo a motivação das reclamações dos cidadãos diante deste poder punitivo. Pelo contrário, o que estava sendo levado para a câmara de deputados era o aumento de 12 sedes para controle já que a demanda exigia uma estrutura maior. Aumentaria os postos de controle. Isto quer dizer que pessoas na atitude de tirar suas carteiras seriam reprovadas inúmeras vezes pagando taxas. Quando o sentido de uma boa pedagogia é potencializar e não criminalizar já que o fato de pegar uma carteira é para valorizar o cidadão exercendo sua cidadania. E reprovando muitas vezes tem caminho ao contrário. Mas isto é o que menos interessa para instituições deste tipo que só querem arrecadar para sustento da máquina e todas as atitudes que dizem ser no bom sentido tem sentido contraditório. Por isto que campanhas de conscientização no trânsito são demagógicas e acabam não surtindo efeito.
É tão sério o que estou falando que quando o deputado Carli Filho degolou os dois cidadãos em Curitiba se constatou que dezenas de deputados tinham perdido a carteira pela quantidade de infrações, e continuavam dirigindo no trânsito, em épocas que eles fizeram a lei seca que não poderia beber e dirigir. Mas fez a lei e matou no trânsito e acabou sendo uma aberração lógica.
Curitiba continua sendo um dos maiores trânsitos de veículos do Brasil e ao mesmo tempo temos um sistema de transporte público sucateado e prestigiado pelos políticos sem vontade nenhuma de melhoras. Vários pontos levam a está conclusão que é o financiamento de campanha por empresários das empresas de ônibus e a continuidade de um fluxo caótico no trânsito que rende multas e dividendos para continuação da máquina política de arrecadação. A maioria das grandes cidades e cidades regionais já tem o tal do Metrô, e seria uma grande conquista de cidade cosmopolita já que no meu caso eu uso dos latões chamados ônibus em Curitiba.
Em Belo Horizonte o Detran de lá é acusado de corrupções que envolve um senador. Com tal acusação aproximando o tráfico de drogas com notícias de helicóptero de cocaína. Isto não dá para negar, e são fatos e contra os fatos não há contestação. Embora nenhuma mídia divulgue o caso e provavelmente o delator vai ser eliminado daqui uns dias. Conhecendo o Detran e toda a documentação nas mãos dele, para quem quiser ver, não tem como não acreditar em tais fatos. Só que o Brasil tem uma grande mancha que é a corrupção. Mesmo se falando em reforma política os políticos já estão se mobilizando no sentido de se manterem absolutos em suas truculências diante da democracia que dizem existir. Para mim é só uma continuidade de um poder execrável que envolve instituições, serviços e impostos que os cidadãos precisam para a máquina social.