Vejo uma ignorância brutal na questão de comparar o homem ao macaco. O homem teve uma evolução de um mesmo pai dos macacos. Falar que o homem veio do macaco é uma tremenda ingenuidade. O macaco também teve sua evolução que é óbvio. Mas nós temos muito dos animais que alguns não fazem esta relação (a grande maioria). Achando um absurdo que o homem seja um animal. E se valoriza ao extremo como quem domina a natureza.
Uma pesquisa recente da Revista Nature (cientifica) feita por dezenas de cientista chegou a conclusão que o Chipanzé tem um instinto de matar. Ele fiscaliza seu território e se algum chipanzé de outro bando se aproximar ele mata. Isto dá a ele a possibilidade de mais alimentos e fêmeas. Outra dos Chipanzés é quando um tem o interesse da fazer amizade com outro, e para conquistar a amizade ele bate num terceiro chipanzé que o outro não gosta para demonstrar sua amizade. Caramba, isto me lembra alguém. E este alguém é o homem com suas guerras irracionais e suas macroguerras que países se aliam aos conquistadores imperialistas.
Nós somos mais parecido com os macacos do que se possa imaginar. E estes que acham um absurdo ser um macaco são aqueles que enxergam a natureza com superioridade. Até no lúdico que parece ser uma grande festa do homem é exatamente igual nos animais. Lúdico sem refinamento mas com jogos.
Esta na hora de alguém dar um basta nesta história de racismo sendo que ela não se justifica nem de um lado e nem do outro. O preconceito aqui é contra os animais que o homem promove a extinção. O macaco que tem o azar de ser parecido com os homens que promovem a sua extinção.
Na minha peça de teatro "dadinho... arroz... mamífero" fiz esta comparação do mamífero e o leite da mulher. Colocam que o mamífero é um animal. Mas por coincidência o homem também é mamífero. Existe um preconceito contra os animais sendo que somos animais. Somos filhos de deus tanto quanto os animais são filhos de deus, ou de Epimeteu, sei lá. Assunto esgotado no texto "Sistema de Natureza" do Barão de Holbach e outros.
E a nossa grande sorte foi os contratualistas terem feito regras de convívio com o domínio do estado e comparando os homens com os lobos. Embora acho que deveríamos ter outras regras sendo que o estado já não garante a proteção. O mundo cheio de guerras e é capaz de você sofrer uma violência e ainda sair culpado da situação, ou o próprio estado promover a violência contra você.
E eles são herbívoros comendo bananas.
![]() |
Foto tirada em Pontal do Sul 2009 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário