domingo, 10 de maio de 2015

O Novo Ultraje Imperial de Lau Bark



Uma temporada de apresentações sem contar com a grande mídia e com casa cheia. Foi assim a peça "O Novo Ultraje Imperial". Com qualidade e uma tentativa de agradar diante de uma cidade como Curitiba avesso as comédias. Como uma tradição de ser de poucos risos, a peça conseguiu arrancar gargalhadas numa característica não comum aos nossos. É de se pensar o fazer do teatro Curitibano quase abortando a comédia num menu de opções. Foi uma aventura perigosa que deu certo. Lembrando de uma das minhas primeiras peças no Teatro Bom Jesus com uma comédia de Molière, com uma atriz muito engraçada, e num dado momento não aguentei e deu uma gargalhada. Uma namoradinha não pensou duas vezes para me dar uma grande cotovelada. E de lá para cá o meu olhar sobre as comédias ganhou uma conclusão.

Peça Teatral O novo Ultraje Imperial - Temporada 2015
A peça é texto e direção do Lau Bark na estrutura da Escola Dramática do Estadual. Escola que vem tendo uma regularidade graças a iniciativa de manter uma formação de atores como foi o Tony Ramos que todos sabem de sua trajetória iniciada nesta escola. Mas percebo o bom trabalho de continuidade do professor Lau Bark com muitos espetáculos e lançando novas caras no cenário teatral.

O elenco é exigido e com a qualidade de uma escolha de talentos. Alguns despontam pelo talento e outros pela vontade de ser que acabam chegando juntos na aventura de ser. Alguns descobrem o talento no percurso e nem sempre aquele trabalho é o seu melhor espelho do talento, revelando ele em outros espetáculos. Mas na contagem geral o trabalho foi de qualidade com eles desenvolvendo seus papéis muito bem. O teatro deveria ser medido como os pilotos que medem horas de voo medindo o tempo de palco. E a experiência dos primeiros momentos ganhando o espaço ficcional com luzes é a porta para o paraíso das artes. Tem nomes que já nasceram diamante que nem precisa lapidar. Só precisam saber que estão no caminho certo. E para descobrir é brilhando nas luzes do palco no maior número de vezes.

Uma das coisas que saltou os olhos foi a qualidade do figurino de Marcelo Sales. Fez a peça ganhar conjunto num belo espetáculo no Teatro Auditório Mini Guaíra de Curitiba.


Elenco:
Josh Berveglieri, Pedro Paulo, Gabriel Moreira, Karina Hernandes, Wendel Leite, Gustavo Veloski, Alice Trapajós, Gabriel Marques, Fernando Eufrásio Jr., João Valdera, Laura de Prá e Mayara Claudino.

Iluminançaõ: André Vaghetti. Assist. Direção e Operação de Iluminação: Milena Plahtyn.

Texto e Direção: Lau Bark


Nenhum comentário: